![]() |
Tianguá à noite. |
O natal deste ano será menos iluminado em Tianguá. O cancelamento das programações natalinas foram anunciadas através de um texto publicado no perfil do Facebook do Secretário da Cultura, Anderson Lima, filho do Prefeito Luiz Menezes de Lima.
O mês de dezembro é, ou pelo menos deveria ser, a época em que a maior cidade da Serra Grande incorpora a essência do Natal através de suas ruas e praças enfeitadas com luzes e arranjos natalinos. Este é um dos períodos mais esperados do ano onde as famílias tianguaeses deveriam ter a oportunidade de saírem às ruas durante a noite e levarem seus filhos para visitarem as praças e vivenciarem a emoção natalina.
Isso é o mínimo que a Administração Municipal deveria proporcionar ao povo de Tianguá, porém, infelizmente as famílias tianguaenses não terão essa oportunidade já que a prefeitura não irá realizar a decoração natalina.
A razão, segundo o texto publicado pelo filho do Prefeito, foi a “retirada da proposta de convênio público apresentada pela CDL Tianguá que tratava da realização da decoração de Natal da cidade.”.
Ainda segundo o texto publicado pelo filho do Prefeito, pela proposta de convênio a Prefeitura se responsabilizaria pelo repasse financeiro no valor de 75 mil reais, havendo contrapartida de 30 mil reais que seriam, segundo a CDL, oferecidos pelo Banco do Nordeste. Porém, segundo o filho do Prefeito, a CDL haveria informado que o Banco não daria mais a contrapartida financeira de 30 mil reais – razão pela qual a Prefeitura não realizará as decorações de Natal.
Ou seja, diante da falta da contrapartida a Prefeitura decidiu cancelar as festividades ao invés de buscar os meios legais para fazer um menor investimento com o objetivo de não deixar “passar em branco” a data.
Resta evidente que a decisão prejudicará o comércio – um dos setores que mais emprega em Tianguá – desestimulando o consumo e o turismo. Mais um impacto negativo para Tianguá.
Confira o texto completo publicado pelo filho do Prefeito:
"NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA DA CULTURA DE TIANGUÁ
NATAL DE LUZ 2019
A Secretaria de Cultura esclarece ao público as razões que culminaram com a retirada da proposta de convênio público apresentada pela CDL Tianguá que tratava da realização da decoração de Natal da cidade em 2019.
Após assumir a gestão, em 13/11/2019 o novo Secretário de Cultura Anderson Lima foi procurado, em 19/11/2019, por um consultor autorizado da CDL que apresentou a proposta de convênio onde a prefeitura de Tianguá se responsabilizaria pelo repasse financeiro no valor de 75 mil reais que seriam usados para a decoração de Natal de Tianguá.
Na ocasião, a CDL Tianguá ofereceu como contrapartida a quantia de 30 mil reais, que seriam, em tese, oferecidos pelo Bando do Nordeste, mas não apresentou qualquer documentação que comprovasse tal intenção do banco.
Ao receber a proposta da CDL, o secretário observou que a Lei do Plano Municipal da Cultura VIGENTE, exigia que a proposta fosse apreciada pelo Conselho Municipal de Cultura, que na ocasião, estava com sua gestão intempestiva, o que impossibilitava a assinatura de qualquer convênio público.
Após a análise, o secretário abriu edital público para convocação de eleição do conselho em 29/11/2019.
A assembleia geral ocorreu em 02/12/2019 onde foram eleitos os conselheiros. Após a eleição, foi dado posse pela comissão eleitoral ao novo conselho e à nova diretoria eleita.
Apos a posse, o presidente do conselho Sr. Paulo Sidney convocou sessão ordinária deliberativa onde a proposta de convênio feita pela CDL Tianguá foi posta para deliberação do conselho que a aprovou por maioria de votos.
Conforme pode se verificar na lavra do livro Ata.
No dia seguinte, 03/12/2019 o Secretário de Cultura foi procurado pela CDL que sustentou que o Banco do Nordeste não iria mais dar a contrapartida financeira de 30 mil reais que seria usada para custear as apresentações artísticas do Surto Cultural de Natal, que beneficiaria artistas de nossa cidade, e retirou a proposta.
Por essa razão, como não há tempo hábil, nem mesmo outra proposta que possibilite a decoração de nossa cidade, a Prefeitura de Tianguá não realizará as decorações de Natal de Tianguá em 2019.
Resta esclarecer à população que a Secretaria da Cultura busca soluções legais e transparentes que possam beneficiar nossa cidade. E por conta da não realização do Natal 2019 nossa Gestão está trabalhando para dar a nossos cidadãos uma festa de Réveillon.
O nosso compromisso com a transparência, com a lisura e com os nossos artistas segue firme.
Ano que vem será lançado Edital Público para inscrições de propostas para decoração da cidade. De modo que torne o processo público e plural que nos possibilite acesso a projetos que realmente pensem e tenham compromisso com Tianguá.
Tianguá, 06 de Dezembro de 2019
Recebam os Abraços
Anderson Lima
Secretário da Cultura de Tianguá."
Reportagem: Matheus Urias, Radialista.
4 comentários:
Decoraçao de Natal nao é prioridade em municipio.
Se for pra fazer um pepinao horrível daquele que fizeram com a coluna da hora da outra vez é melhor nem fazer.
O q está precisando é médicos nos postos d saúde e no hospital,e medicamento gratuito para a população,e atenção aos menos favorecidos isso é prioridade, invés d pensar em gastar dinheiro com coisas fútil gasta com coisas necessárias isso q o povo precisa, fica a dica🙄
Concordo, a cidade estar limpa, a cidade não estar com o hospital super lotado, o Distrito de arapa se não me falta a memória ganhou agora recente uma ambulância nova,precisamos de gente que trabalha pra gente. Não sou político e nem trabalho em cargos público. Sou cidadão Tianguaense é estou vendo a cidade melhor. Parabéns Dr. Luiz pelo excelente trabalho.
Postar um comentário