Procon pede ainda explicações sobre a tarifa de
contingência para gerar economia de água, que tem gerado aumento nas
reclamações
O Procon Fortaleza notificou a
Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) para que explique os motivos do
reajuste de 11,96%, aplicado aos consumidores desde o dia 23 de abril. A
notificação foi realizada nesta segunda-feira (23).
O Procon pede ainda explicações sobre a tarifa de contingência que
a Cagece vem adotando como medida para gerar economia de água, mas que tem
gerado aumento nas reclamações de consumidores.
Segundo a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, é dever do
órgão apurar se há ou não abusividades no aumento. “É vedado ao fornecedor de
produtos ou serviços, elevar preços sem justa causa, caracterizando assim
prática abusiva, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC)”, esclareceu.
Dados
A Cagece ficou em sétimo lugar no ranking das empresas mais
reclamadas, em 2015, no Procon Fortaleza. Do dia 1º de janeiro a 20 de maio de
2016, o Procon já registra 200 atendimentos contra a Companhia, o que
representa um aumento de 38,88%, se comparado com igual período de 2015, quando
foram contabilizados 144 atendimentos.
Reclamar
O consumidor que se sentir prejudicado pela elevação de preços da conta de água, sem justificativa, pode registrar uma reclamação pela internet www.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link Atendimento Virtual. Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta “Procon Acessibilidade”. Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.
O consumidor que se sentir prejudicado pela elevação de preços da conta de água, sem justificativa, pode registrar uma reclamação pela internet www.fortaleza.ce.gov.br/procon, no link Atendimento Virtual. Deficientes visuais também pode abrir uma reclamação ou denunciar pela nova ferramenta “Procon Acessibilidade”. Mais informações pela Central de Atendimento ao Consumidor, 151.
Fonte: Tribuna do Ceará
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