O ex-presidente Lula encontrou em sua primeira noite de liberdade, após passar 580 dias preso, o colega de partido José Dirceu. Ex-ministro e condenado pelos escândalos do Mensalão e Petrolão, Dirceu também foi beneficiado pelo novo entendimento do Supremo Tribunal Federal sobre a prisão em segunda instância. Os dois estiveram juntos na casa de um amigo no bairro nobre de Batel, em Curitiba, onde ocorreu uma festa pela soltura de Lula.
Trata-se de um feito inédito: foi o primeiro encontro os dois desde 2012, quando foi julgado o escândalo do Mensalão no Supremo Tribunal Federal.
Condenações
José Dirceu tem duas condenações na Operação Lava Jato. No primeiro processo, ele foi condenado por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa, em maio de 2016.
Dirceu também foi condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, em maio de 2017, em um processo que investigou recebimento de propina em um contrato com a empresa Apolo Tubulars para o fornecimento de tubos para a Petrobras, entre 2009 e 2012. Ele foi preso por essa condenação em maio deste ano.

0 comentários:
Postar um comentário