A Secretaria de Saúde de Ibiapina confirmou o primeiro caso da variante delta do coronavírus no município. O anuncio foi feito nas redes sociais da prefeitura na noite desta segunda-feira (30). Segundo a nota, o paciente infectado veio de outro estado apresentando sintomas gripais, mas já está bem e recuperado. Após cumprir todo o isolamento recomendado ele recebeu alta.
A Vigilância Epidemiológica do município informou que tem realizado rastreio e acompanhamento de pessoas vindas de outros Estados e com suspeita de contaminação pelo Coronavírus.
Até o domingo (29), o Ceará registrava 16 casos de pessoas identificadas com a variante delta, sendo uma de transmissão comunitária e as outras 15 de pessoas que viajaram para locais onde já há a circulação do vírus.
A Justiça federal atendeu a um pedido do governo do Ceará e determinou que viajantes que venham de avião ao Ceará comprovem que estão vacinados completamente contra a Covid-19 (com duas doses ou dose única) ou apresentem realização de teste negativo para detecção do coronavírus, feito em até 72 horas antes do voo.
A variante Delta do coronavírus foi detectada pela primeira vez em dezembro de 2020 em pacientes da Índia (mas pode ter surgido em qualquer outro lugar do mundo) e já foi identificada em dezenas de países (inclusive o Brasil). Estudos observacionais indicam que a variante Delta é mais transmissível que as demais, mas nada indica maior letalidade.
E a vacina?
Especialistas apontam que a delta é capaz de infectar pessoas que foram totalmente vacinadas, ou seja, que tomaram as duas doses da vacina. Os imunizantes atualmente aplicados não são capazes de impedir a infecção; eles apenas têm efetividade na prevenção de casos graves e óbitos provocados pelo vírus.
0 comentários:
Postar um comentário