IBIAPABA 24 HORAS

IBIAPABA 24 HORAS
Noticias da Serra da Ibiapaba e interior do Ceará
:


Após algumas semanas com atendimento ao público somente no período da manhã, a agência dos Correios de Tianguá retomou o atendimento no horário da tarde. A unidade agora já está atendendo no horário de 8h00 as 12h00 e das 14h00 às 16h00.

PRIVATIZAÇÃO

Poucas vezes uma estatal ocupou tanto o foco do debate político quando o assunto é privatização. Com cerca de 98.000 funcionários, os Correios constituem a maior empresa empregadora do setor público no país, o que por si só bastaria para explicar as celeumas em torno de sua privatização.

No senado, a privatização dos Correios deu mais um passo adiante. O senador Márcio Bittar (PSDB-AC), relator da questão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), apresentou parecer favorável ao projeto de lei 591/2021, que quebra o monopólio da estatal nos serviços postais. No entanto, um pedido de vistas coletivas feito pela oposição levou a um acordo para adiar a votação do relatório.

A Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) faz uma ampla campanha contra a privatização em diversos estados.

Caso o processo de privatização avance ainda mais, é pouco provável que as dezenas de milhares de funcionários da estatal tenham o emprego garantido. Para atenuar o efeito demissão, o deputado Gil Cutrim (Republicanos/MA), relator do projeto de lei do fim do monopólio do serviço postal, propôs uma estabilidade de 18 meses após a privatização, com a extensão do plano de saúde por um ano.

Além dessa medida, o texto estabelece as diretrizes para um Programa de Demissão Voluntária (PDV). Os funcionários que desejarem poderão pedir demissão após 180 dias da privatização.

Com isso, ele teria direito à manutenção de plano de saúde por um ano, mesmo período em que receberia uma indenização. O funcionário também poderia passar por um programa de requalificação para se preparar para o mercado de trabalho.

As mudanças no texto para beneficiar os funcionários dos Correios foram pedidas por líderes partidários, numa tentativa de reduzir as resistências à proposta.

Advertisement

0 comentários:

 
Top