Seguidores do Ibiapaba 24 horas residentes em Tianguá informaram nesta quarta-feira (3) que passaram a receber ligações misteriosas dos próprios números. Segundo os consumidores, há receio de que as ligações do próprio número possam clonar senhas e dados financeiros dos usuários por isso nenhuma das chamadas foram atendidas.
Os casos inusitados têm causado desconfiança e despertado a curiosidade dos proprietários das linhas, que estão em busca de uma resposta para saber o que está ocorrendo.
PROCON
Segundo reportagem do Jornal O Povo, pelo menos 66 pessoas procuraram o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) para denunciar ligações recebidas pelo próprio número de celular. Após uma audiência pública com representantes das quatro principais operadoras de telefonia do País realizada na sexta-feira, (29/10), o órgão concordou no repasse dos dados dos consumidores às empresas para investigação.
De acordo com os representantes da Oi, Claro, Tim e Vivo presentes na audiência, ainda não há informações suficientes sobre esse tipo de ligação para entender se elas são parte de algum esquema de roubo de dados ou falhas em sistemas.
No entanto, eles orientam os consumidores a não atender as chamadas. O Procon não registrou nenhuma denúncia de fraude relacionada às ligações do próprio número.
ANATEL
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirma que a recepção de chamadas do próprio número é sintoma de fraude, em que criminosos usam um recurso de falsificação da numeração original, criando alguma engenharia social para obter informações, dados, senhas, tokens de aplicações. O órgão recomenda que o consumidor não atenda as ligações.
0 comentários:
Postar um comentário