O presidente Jair Bolsonaro venceu uma pesquisa da revista norte-americana Time para a escolha da “Personalidade do Ano” de 2021. Ele recebeu 24% dos votos dos leitores. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ficou em 2º, com 9%.
A enquete da revista foi feita virtualmente, e questionou quem teve a maior influência no ano. Ao todo, foram 9 milhões de votos. A definição da personalidade do ano da Time, escolhida pelos editores da revista, será revelada em 13 de dezembro.
No texto em que anuncia o resultado da pesquisa, a revista afirma que Bolsonaro é um líder “polêmico” que enfrenta desaprovação crescente sobre a gestão da pandemia e da economia.
A Time também cita a investigação do STF para apurar a conduta de Bolsonaro ao divulgar uma “fake news” que associava a vacina contra a covid-19 ao risco de contrair o vírus HIV.
Outro ponto que a revista ressaltou sobre o chefe do Executivo brasileiro foi o relatório da CPI (comissão parlamentar de inquérito) da Covid no Senado, que indiciou Bolsonaro por 9 crimes na condução do combate à pandemia.
Depois de Bolsonaro e Trump, os mais votados foram os profissionais da saúde (6,3%), o advogado Alexei Navalny (6%), principal opositor do presidente russo Vladimir Putin, e os cientistas que ajudaram a desenvolver vacinas contra a covid-19 (5,3%).
A tradição da revista Time de nomear uma pessoa especialmente influente começou em 1927. O nome “Homem do Ano” foi posteriormente alterado para “Personalidade do Ano”, concedido a um indivíduo, um grupo, um movimento ou uma ideia que teve maior influência no último ano. Fonte: Poder 360
0 comentários:
Postar um comentário