No sábado (15), o Ceará começou a vacinar crianças de 5 a 11. A imunização teve início em Fortaleza com o primeiro lote de vacinas pediátricas, que chegou com cerca de 50 mil doses.
Cerca de 250 mil crianças já foram cadastradas. Para ampliar esse números, os responsáveis devem realizar o cadastro no site Saúde Digital e aguardar o agendamento, que será feito pelas prefeituras.
A vacina utilizada neste público é a da Pfizer. Diferente do que é aplicado nas pessoas a partir de 12 anos, que recebem 0,5 mL, nas crianças a dosagem é de apenas 0,2 mL. O intervalo entre a primeira e segunda dose deve ser de, no mínimo, oito semanas. Para aqueles que completarem 12 anos entre as duas doses, o ciclo vacinal deve ser finalizado com a vacina pediátrica. Para facilitar na identificação do imunizante infantil, a tampa do frasco vem na cor laranja. Outras vacinas do calendário infantil também devem respeitar um período de 15 dias entre as aplicações.
O imunizante pediátrico passou por diversos estudos e testes até que fosse confirmada sua segurança para aplicação na população. Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atestou sua qualidade e liberou para o uso.
0 comentários:
Postar um comentário