Foto: Bruno Cabral/ SVM |
O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional
do Seguro Social (INSS) no Ceará, sem necessidade de agendamento prévio, está
sendo retomado gradualmente a partir deste mês de março. Suspenso em 2020, em
razão da Covid-19, o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser
retomado ainda no final de 2020, mas somente mediante agendamento prévio.
Uma portaria publicada na quarta-feira (2) no Diário Oficial
da União (DOU) determinou que todos os serviços do INSS retomem de forma
presencial. No entanto, isso ocorre de forma gradual para evitar aglomerações
nas agências.
Segundo o INSS, a partir do dia 14 de março, por agendamento
prévio, serviços que antes eram feitos somente de forma remota podem ser
agendados pelo aplicativo Meu INSS e pelo número 135, a partir do dia 14 de
março. Isso inclui pedidos de aposentadoria e pensão por morte, emissão de
extratos, certificados e outros documentos, obtenção de resultados, entre
vários outros.
Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à
internet ou telefone, é possível procurar as agências físicas para realizar agendamento
ou esclarecimento de dúvidas, conforme o presidente do INSS, José Carlos de
Oliveira.
"As pessoas podem continuar a utilizar os esses canais
o aplicativo Meu INSS e pelo número 135. Agora aquele que não tem acesso e tem
dificuldade pode sim procurar uma agência da previdência", afirmou.
Fonte: G1 Ceará.
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