Os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começaram as visitas a domicílios de Tianguá para realizar o Censo Demográfico 2022. O censo tem duração planejada de três meses e vai até o dia 31 de outubro.
Serão dois tipos de questionários aplicados: o básico, com 26 questões, que leva em torno de cinco minutos para ser respondido; e o questionário ampliado, com 77 perguntas que levam cerca de 16 minutos.
Os 57 recenseadores vão a campo uniformizados, com mapas em mãos e o dispositivo móvel de coleta (DMC).
Em caso de ausência do morador durante a visita, o recenseador deixará um recado e tentará entrar em contato por telefone. Além disso, o agente deverá retornar ao domicílio, no mínimo, quatro vezes, sendo que uma deve ser em turno alternativo.
COMO IDENTIFICAR OS RECENSEADORES
Para evitar qualquer receio, os moradores podem identificar os recenseadores através de vários fatores. Todos eles estarão devidamente uniformizados, com colete do IBGE, boné e crachá.
Além disso, é possível confirmar a identidade do agente no site do IBGE ou pelo telefone 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um QR Code que, se escaneado, leva à área de identificação no site.
Para realizar essa confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, a matrícula ou o CPF do recenseador.
O repórter Matheus Urias conversou com recenseadores. Confira a reportagem do Ibiapaba 24 Horas.
0 comentários:
Postar um comentário