O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta quinta-feira (1º) que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, vai indicar o advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal (STF). A vaga na Corte foi aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, em abril, após 17 anos de atuação.
— Sim, eu me encontrei ontem (quarta) com o Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo. Essa mensagem deve chegar hoje ao Senado — disse Pacheco a jornalistas nesta manhã.
O presidente do Senado prometeu encaminhar prontamente a indicação à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). A CCJ é responsável por sabatinar o candidato a ministro antes da votação no plenário. Zanin precisa do apoio de pelo menos 41 senadores. “Ele (Zanin) está animado, otimista, obviamente visitará os senadores para se apresentar”, acrescentou Pacheco.
Com a indicação, o STF deve voltar em breve à formação completa, com 11 ministros, o que na prática previne empates nos julgamentos.
Em seus primeiros mandatos (2003-2010), Lula indicou os ministros Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Cezar Peluso, Carlos Ayres Bitto, Joaquim Barbosa e Menezes Direito. O presidente tem outra nomeação para fazer em setembro, quando a ministra Rosa Weber se aposenta.
0 comentários:
Postar um comentário