10 anos de informação na Serra da Ibiapaba

10 anos de informação na Serra da Ibiapaba
B24
:

 


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição que afeta a comunicação e o comportamento social. Muitas crianças com TEA também apresentam dificuldades alimentares, que podem variar de recusa a seletividade alimentar.

Nesse sentido, a parceria em gestão PluralMed e CEPHRECE iniciou em Frecheirinha, o serviço de terapia alimentar, oferecido de forma gratuita para estudantes do Centro de Educação Infantil (CEI) Raimunda Júnior Damasceno, instituição escolhida pela empresa para receber o projeto “Escola do Futuro”. As crianças, entre 3 e 5 anos de idade, e suas respectivas famílias, serão acompanhadas pela nutricionista da PluralMed, Jéssica Maria.

Na terapia alimentar são aplicadas estratégias para aproximar, de forma lúdica, a criança do alimento. O processo identifica as causas das dificuldades alimentares e desenvolve estratégias para superá-las, isso inclui a avaliação das necessidades da criança, educação sobre alimentação e terapia comportamental.

"A terapia alimentar tem como objetivos ressignificar a alimentação, aproximar a criança do alimento, construir um relacionamento melhor com a comida, resgatar alimentos perdidos e mostrar para a criação que a alimentação pode ser leve, tranquila e feliz", disse Jéssica Maria. "Tudo isso vamos fazer de forma lúdica, amorosa e respeitosa, em um processo longo, onde toda família precisa estar envolvida".

O processo da terapia alimentar iniciou no dia 26 de outubro. Junto com o lançamento oficial do projeto “Escola do Futuro”, aconteceu um momento de escuta com as mães de crianças com TEA. Nesta quinta, a terapia iniciou e os encontros em Frecheirinha acontecerão quinzenalmente.

Advertisement

0 comentários:

 
Top