O estudante César de Araújo Oliveira, de 16 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio técnico em Informática na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Isaías Gonçalves Damasceno, em São Benedito, está entre os destaques da última edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Após ter conseguido medalha de ouro na prova, o jovem foi convidado pela organização do certame para participar de seletivas mais avançadas, que poderão levá-lo a representar o Brasil em olimpíadas internacionais.
Neste momento, César apronta-se para viajar ao Rio de Janeiro, pela terceira vez desde o início da competição, onde permanecerá do dia 19 ao dia 24 deste mês, para participar do segundo treinamento presencial, que corresponde à etapa final da disputa.
Caso seja classificado nesta fase, César garantirá vaga em uma das duas equipes que representarão o Brasil em concursos internacionais da área: a XVII Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica (XVII IOAA), que será em agosto próximo, no Brasil, e a XVII Olimpíada Latino Americana de Astronomia e Astronáutica (XVI OLAA), que ocorrerá em novembro deste ano, na Costa Rica. Cada equipe será composta de cinco integrantes.
A Secretaria da Educação (Seduc) tem apoiado a experiência de César, com o custeio das passagens aéreas e da hospedagem, tanto do estudante, como do professor orientador, Edilson Clímaco.
0 comentários:
Postar um comentário