O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), a Federação PSDB Cidadania (PSDB/Cidadania) Tianguá, além do Ex-Secretario de Saúde de Tianguá, Rejarley Vieira de Lima e Vereador Jocélio Luiz da Silva, ingressaram na Justiça Eleitoral com uma ação de investigação judicial eleitoral, pedindo a cassação de três vereadores eleitos pelo Partido Progressista, na eleição deste ano.
A alegação do grupo é a de que a legenda fraudou a cota de gênero. Por meio desse processo, uma grande mudança pode acontecer no cenário político de Tianguá.
A lei em vigor estabelece que cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% de candidaturas femininas, em qualquer eleição – seja geral ou municipal. A regra, que também vale para candidaturas negras, é obrigatória desde 2009.
A denúncia indica que três candidaturas femininas foram usadas como "laranjas" para cumprir a legislação eleitoral. O partido contava com quatro registros de candidaturas femininas, porém uma delas retirou seu registro no meio da campanha eleitoral, o que já afetou diretamente na cota de gênero.
O grupo pede que, por conta da suposta fraude, os três vereadores eleitos pela legenda em outubro (Natan Portela, Robério do Maracujá e Elves Lima) percam seus mandatos.
Aguardaremos as cenas dos próximos capítulos, já que nesta quinta-feira (19) ocorre a diplomação dos eleitos.
0 comentários:
Postar um comentário