A ministra da Saúde, Nísia Trindade, anunciou na quinta-feira 13 que todos os 41 itens do programa Farmácia Popular passarão a ser distribuídos de graça nas farmácias credenciadas.
Segundo a pasta, a medida beneficiará diretamente mais de um milhão de pessoas por ano, principalmente idosos que, até agora, pagavam coparticipação em alguns produtos.
Com a ampliação, as fraldas geriátricas passam a ser fornecidas sem custo para o público elegível, como pessoas com pelo menos 60 anos. A gratuidade também passa a contemplar o medicamento Dapagliflozina, utilizado no tratamento da diabetes associada a doença cardiovascular.
O Farmácia Popular ainda oferece remédios, entre outros, para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, colesterol alto e doença de Parkinson.
O programa Farmácia Popular foi criado em 2004, com o objetivo de garantir a continuidade do tratamento de doenças com a oferta de medicamentos gratuitos.
Ao todo, são oferecidos produtos para diabetes, asma, hipertensão, osteoporose, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson, glaucoma, rinite, dignidade menstrual e incontinência.
0 comentários:
Postar um comentário