O transtorno do espectro autista, mesmo depois de 80 anos do primeiro caso diagnosticado na história, ainda enfrenta barreiras, como inclusão social e falta de informação. O transtorno tem relação com fatores genéticos, alguns casos hereditários, e se manifesta em diversos graus. A identificação precoce do autismo facilita a investigação médica e o início de estímulos para minimizar as dificuldades da criança.
Criado em 2007 pela ONU, o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado hoje, dia 2 de abril. O objetivo da data é promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é um transtorno neurodesenvolvimento que pode caracterizar desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social.
Pais e cuidadores também precisam receber orientações adequadas e os ambientes devem ser acessíveis, inclusivos e acolhedores à pessoa autista. O diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo.
0 comentários:
Postar um comentário