O secretário de Estado do governo Donald Trump, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, de seus familiares e de “aliados no tribunal”. A medida ocorre no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo Rubio, a revogação foi motivada por supostos abusos de autoridade. Em publicação na rede social X, o secretário alegou que o ministro conduz uma “caça às bruxas política” contra Bolsonaro, violando direitos básicos e promovendo censura que, segundo ele, “alcança até os americanos”.
Mais cedo, Moraes atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou uma série de restrições contra Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de uso de redes sociais e de contato com investigados, diplomatas e embaixadores, além de recolhimento domiciliar noturno. A medida foi justificada por indícios de que o ex-presidente tenta obstruir investigações, coagir autoridades e pode tentar fugir do país.
0 comentários:
Postar um comentário