A Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) deflagrou, na manhã desta terça-feira (19), mais uma fase da Operação Rolezinho, nos municípios de Inhuma, Aroazes e Ipiranga. A ação teve como objetivo combater crimes de direção perigosa e outras práticas ilícitas relacionadas ao trânsito.
De acordo com a SSP, 17 pessoas foram alvos da operação, entre maiores e menores de idade. Foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, que vinham realizando e divulgando nas redes sociais manobras arriscadas conhecidas como “Grau”, colocando em risco a segurança viária e a ordem pública.
Durante a operação, o Poder Judiciário determinou a remoção de conteúdos ilícitos de 21 perfis do Instagram, usados para incitar práticas criminosas, desafiar a autoridade policial e divulgar condutas ilegais.
Medidas cautelares e socioeducativas
Aos investigados maiores de idade, a Justiça aplicou medidas cautelares rigorosas, como:
Recolhimento domiciliar noturno (das 22h às 5h em dias úteis e das 18h às 5h nos fins de semana);
Proibição de conduzir veículos automotores sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Restrição do uso de redes sociais para divulgar, incitar ou promover o “Grau” e eventos semelhantes.
Já em relação aos adolescentes envolvidos, foram impostas medidas socioeducativas específicas, com foco na prevenção de novas infrações. Entre elas, destacam-se a proibição de frequentar locais utilizados para a prática de manobras ilegais e a restrição ao uso de redes sociais para publicação de conteúdos relacionados às práticas criminosas.
CRIMES INVESTIGADOS
Segundo o superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, os investigados irão responder pelos crimes de direção perigosa em via pública, perturbação do sossego, apologia de crime e associação criminosa.
“Parte deles já possui antecedentes em procedimentos policiais por delitos como consumo de entorpecentes, condução sem habilitação, embriaguez ao volante e perturbação do sossego”, explicou Zanatta.
0 comentários:
Postar um comentário