A Câmara Municipal de Tianguá aprovou, com pedido de urgência, a doação de um terreno para a construção do novo campus da instituição de ensino superior Via Sapiens. O local será destinado, principalmente, à instalação dos cursos da área da saúde, incluindo o curso de medicina.
O Projeto de Lei nº 117/2025 representa um passo importante para o desenvolvimento do município. A chegada da Via Sapiens é vista como um fator de progresso, com potencial para gerar mais empregos e renda, além de fortalecer o comércio local. A implantação do campus reafirma a posição de Tianguá como polo de ensino superior no Ceará e em sua região norte.
Tramitação e aprovação do Projeto de Lei:
O projeto foi apresentado à Câmara no dia 26 de setembro e, mesmo dentro do prazo para inclusão na pauta de votação, não foi incluído. Para agilizar o processo, foi solicitada a inclusão extra pauta e o reconhecimento da urgência na tramitação, com o objetivo de que a instituição possa iniciar as obras o mais rápido possível.
Durante a sessão do dia 1º de outubro, os vereadores Natan Portela, Betão e Claudoelder manifestaram resistência, alegando não terem tido acesso prévio ao documento e pediram direito de voto de vista. No entanto, a proposição, apesar de sua relevância, é direta, sem ambiguidades, e tem como único objetivo a autorização para a doação do terreno.
A urgência na tramitação do projeto foi aprovada. Já na votação final, o projeto foi aprovado com a maioria dos votos. Os vereadores Natan Portela e Betão optaram pela abstenção, enquanto os outros 15 vereadores votaram a favor.
Resultado da Votação:
Votos favoráveis: Elves Lima, Pí da Mega Som, Nadir Nunes, Keila Aragão, Thiago Zito, Eugênio Portela, Natanael Passos, Zélia Costa, Fernando, Zé Leôncio, Cléber do Adautim, Raimundinho das Motos, Emerson Vasconcelos, Robério do Maracujá e Claudoelder.
Abstenções: Natan Portela e Betão.
Agora, o Poder Executivo aguarda a Câmara enviar o autógrafo de lei para que o projeto seja sancionado e os procedimentos finais de doação possam ser realizados, incluindo o contrato administrativo e o registro em cartório.
0 comentários:
Postar um comentário