10 anos de informação na Serra da Ibiapaba

10 anos de informação na Serra da Ibiapaba
B24
:

 

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, nos dias 4 e 5 de dezembro, a segunda etapa da Operação Dose Limpa, com ações concentradas na Serra da Ibiapaba e em Fortaleza. A fiscalização teve como foco o combate à adulteração e ao comércio clandestino de bebidas alcoólicas, especialmente aquelas produzidas sem registro ou falsificadas. Um dos municípios fiscalizados na Serra da Ibiapaba foi Viçosa do Ceará.

Durante a operação, foram apreendidos 21.230,25 litros de bebidas alcoólicas irregulares e destruídos 5.000,2 litros de produtos considerados impróprios para o consumo. Entre as bebidas fiscalizadas estavam gin, cachaça, vodka, cajuína e licor.

A primeira fase da operação, realizada em outubro, já havia resultado na apreensão de 216 mil litros de bebidas fabricadas de forma clandestina ou em condições sanitárias inadequadas, além do recolhimento de insumos utilizados na produção irregular.

De acordo com a chefe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal no Ceará, Shirley Mapurunga, os resultados confirmam as irregularidades investigadas e reforçam a importância da fiscalização para a proteção da saúde pública.

A Operação Dose Limpa II contou com a atuação integrada de diversos órgãos estaduais e federais. Ao todo, somadas as duas etapas, mais de 237 mil litros de bebidas alcoólicas irregulares foram retirados de circulação. O Mapa reforça que todas as bebidas alcoólicas, inclusive artesanais, devem possuir registro para produção e comercialização legal.

Advertisement

0 comentários:

 
Top