10 anos de informação na Serra da Ibiapaba

10 anos de informação na Serra da Ibiapaba
B24
:


A partir da segunda-feira (2), os bancos passaram a seguir novas regras de segurança do Pix, sistema de transferências instantâneas do Banco Central. A principal mudança é a entrada em vigor, de forma obrigatória, da versão 2.0 do Mecanismo Especial de Devolução (MED).

🔄 Antes, a devolução de valores em casos de fraude só podia ocorrer a partir da conta usada no golpe. O problema é que criminosos costumam sacar ou transferir o dinheiro rapidamente, dificultando o rastreamento.

🔎 Com as novas regras, o sistema passa a acompanhar com mais precisão o caminho do dinheiro, permitindo a recuperação de valores mesmo depois que eles saem da conta original do golpista.

📌 Segundo o Banco Central, a medida deve aumentar a identificação de contas usadas em fraudes, facilitar a devolução de recursos e desestimular novos crimes. As informações também poderão ser compartilhadas entre instituições financeiras, impedindo que essas contas sejam reutilizadas em golpes.

⏱️ O BC informou que a devolução dos valores poderá ocorrer em até 11 dias após a contestação. Desde 1º de outubro, todos os bancos já oferecem, nos aplicativos, uma ferramenta para contestar transações Pix de forma digital, sem necessidade de atendimento humano.

⚠️ Fique atento e use sempre os canais oficiais do seu banco para contestar transações suspeitas.

Advertisement

0 comentários:

 
Top