O Banco do Brasil vai permitir que seus clientes façam o
pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e outras
taxas cobradas pelo Detran, diretamente pelo WhatsApp. A transação passou a
fazer parte do rol de serviços de atendimento a clientes do banco por meio do
aplicativo de mensagens instantâneas.
Para efetuar o pagamento do IPVA e outras taxas, incluindo
multas de trânsito, o cliente do banco deve informar o código do Renavam, a
placa do veículo e o CPF do proprietário. A utilização do WhatsApp como um
canal de atendimento do BB requer o cadastramento prévio do telefone do cliente
em suas informações cadastrais registradas no banco.
A operação, por enquanto, só está disponível nos estados do
Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Nos demais
estados, o uso do WhatsApp deverá estar disponível nos próximos meses, após a
adequação de sistemas das secretarias de Fazenda com a tecnologia do banco,
informou a assessoria da instituição.
O atendimento pelo Whatsapp foi lançado para todos os
clientes em setembro de 2018, com opção para 14 transações. Em dezembro, o BB
foi o primeiro banco a permitir saque pelo WhatsApp. Com mais essa solução, já
são 16 transações que podem ser realizadas pelo aplicativo de mensagens,
incluindo rastreio de cartão, consulta de limite, extrato, saldo e fatura do
cartão, poupança e conta-corrente, além de recargas de celular e transferências
entre contas.
O banco informou que, em menos de quatro meses, já foram
realizadas mais de 100 mil transações (financeiras e consultas) pelos clientes
via WhatsApp. Os saques e transferências realizados por meio do aplicativo são
limitados até R$ 300.
Como funciona
A solução alia o uso da inteligência artificial, por meio
de chatbot (uma máquina que conversa com o cliente), e as mensagens
são criptografadas de ponta a ponta. Para acessar o Banco do Brasil no WhatsApp
é necessário salvar o telefone [+55] 61 4004 0001 no celular e iniciar uma
conversa. O aparelho e o número do cliente precisarão estar cadastrados
previamente.
Quando um serviço de informações, como solicitar um extrato
de conta-corrente, for solicitado pelo cliente, um código de confirmação será enviado
pelo banco via pushou SMS. Para as outras transações, os clientes também
deverão digitar sua senha. Depois, o cliente receberá uma resposta confirmando
a transação, tudo em texto. Se houver necessidade de atendimento humano, o
cliente passará a ser atendido por um funcionário do BB.
A tecnologia de assistência virtual vem sendo utilizada pelo
BB desde 2017, utilizando inteligência cognitiva. Segundo o banco, o chatbot responde
por meio de uma linguagem natural e aprende constantemente com base nas interações
dos usuários. "Após o lançamento do seu Assistente Virtual, o Banco do
Brasil aumentou 71% suas interações com os clientes via mídias sociais",
informou o BB.
Fonte: Agência Brasil
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