Na Indonésia, o presidente Lula comentou sobre as ações do governo dos Estados Unidos ao tráfico internacional e disse que os narcotraficantes são vítimas dos usuários de drogas. A fala do petista foi feita após ser questionado sobre a comparação do presidente Donald Trump sobre cartéis latinos ao Estado Islâmico.
“Toda vez que a gente fala em combater drogas, possivelmente era mais fácil a gente combater os nossos viciados internamente. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”, disse.
Anteriormente, o presidente havia sido questionado sobre seu encontro com o Trump e disse estar confiante sobre um possível acordo entre os dois países. Enquanto falava sobre o narcotráfico, Lula disse, ainda, ter “prazer” em discutir o tema com o líder norte-americano, caso fosse do seu interesse.
Na visão de Lula, a comparação de Trump “falta um pouco de compreensão da política internacional”. O presidente brasileiro defendeu o processo de julgamento antes de punir alguém e, ainda, criticou a fala sobre “matar” pessoas supostamente envolvidas em algum crime.
“Você não pode simplesmente dizer que você vai invadir, combater o narcotráfico na terra dos outros sem levar em conta a constituição de outro país, autodeterminação dos povos, sem levar em conta a soberania territorial de cada país”, completou.

0 comentários:
Postar um comentário