📚✏️ EDUCAÇÃO | REAJUSTE DO MAGISTÉRIO
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), afirmou na quinta-feira (8) que o piso nacional do magistério terá reajuste real em 2026. Segundo ele, o governo federal deve anunciar ainda em janeiro mudanças no modelo de cálculo do piso salarial dos professores.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Camilo explicou que a decisão foi pactuada após reunião com o presidente Lula e os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Fernando Haddad (Fazenda). 🎥🇧🇷
🗣️ “A regra atual vai dar apenas 0,37% de reajuste para os professores. Isso é inadmissível”, declarou o ministro. A expectativa, segundo ele, é que as mudanças sejam formalizadas até o dia 15 de janeiro, por meio de uma Medida Provisória (MP).
📜 A MP tem força de lei imediata, mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para continuar valendo.
📊 Atualmente, o piso do magistério é calculado com base na Lei do Magistério, de 2008. Com a regra vigente, o reajuste para 2026 seria de apenas R$ 18,10, elevando o piso para profissionais com jornada de 40 horas semanais, hoje fixado em R$ 4.867,77.
📉 O percentual ficaria abaixo da inflação prevista para 2025, estimada em cerca de 4%, segundo o Banco Central.
✊ Entidades da categoria, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), criticam o modelo atual e defendem mudanças que garantam ganho real anual para os professores.

0 comentários:
Postar um comentário